Cigarette Etiquette II

Regras para um bom fumar

1. Fumar pouco. Fumar um maço por dia acendendo um cigarro no último restinho de brasa do anterior tem todo o charme, estilo e sofisticação de uma boneca inflável, e se bobear ainda aquela que é um travesti, que é das coisas mais horrendas do mundo, porque tem meio cara de homem, além, é claro, do pinto de borracha. Mas enfim, fumar muito está para a arte de fumar como devorar alguma coisa inidentificável que você achou no fundo da geladeira mas que ainda não está fendendo está para a arte de comer. Deu pra entender?

2. Não fume em locais proibidos, mas também não fume em locais expressamente permitidos. Fume nas zonas "cinzas"... Fumar na área de fumantes de qualquer lugar é muito comportadinho! Afinal de contas, você é ou não é um Fumante? No entanto, fumar em lugar proibido é meio chato, e quando alguém te pedir para apagar o cigarro, você vai ter que ceder, e não tem nada mais feio que fumante cedendo o direito de respirar a não fumante, fumante Barulhento não entrega os pontos nunca. Então, nas zonas "cinzas", indefinidas (halls de entrada, fila de banheiro, balcão de bar perto de área de não fumantes) você pode soltar um calmo, sorridente e esfumaçado não quando alguém lhe pedir para apagar o cigarro. Ah, o olhar de ódio das pessoas. Ah, o tanto que é Barulhento ser fumante.

3. Fume cigarro de verdade. Hollywood Menthol, Goudan Garam, cigarro de palha e aquela merda ridícula da folhinha de parreira ou sei lá o que enrolada nela mesmo que todos os hippies de Belo Horizonte fumaram uns anos atrás são piadas de mau gosto. Tenha dó, fumar cigarro com gosto de bala, de cravo, de bosta ou de nada, misericórdia. E, já que está fumando um cigarro de verdade, tem cigarros e cigarros:

4. Fume algo compatível com seu jeito de ser. Cada cigarro emite uma mensagem para o resto do mundo fumante, e é importante mandar a mensagem certa!

Cigarros Genéricos (Rodeio, Campeão, Ka, Té, Broaday, etc.)
bléééééargh!.

Derby
servente de pedreiro, faxineira, empregada doméstica.

Hollywood
mestre de obras, motorista de ônibus, estudante de sociologia.

Hollywood Paraguaio
motorista de caminhão, camelô, motorista de táxi.

Cigarros Esnobes (Dunhill, Gauloises, Yves Saint-Laurent, etc.)
perua cinquentona com 37 plásticas no currículo.

Cigarros Longos e Finos (Charm, Capri, etc.)
bicha velha

Free
classe média baixa

Marlboro Lights
clubberzinha que cresceu ou alternativo reformado, ambos entre 30 e 40 anos de idade

Carlton
playboys nojentos, patricinhas nojentas, e a Tereza, que não é nojenta e pode fazer o que ela quiser porque ela é foda e eu amo ela.

Marlboro
cowboy wanna-be, pessoinha alternativa, boy doidão

Lucky Strike White
pessoa bacana com princípo de enfisêma e ordens explícitas do médico para parar de fumar (ah mas vai parar de fumar sim)

Lucky Strike, o original
gente Barulhenta. Mesmo.

5. Fume até um ponto razoável no cigarro. Nada de fumar filtro, não tem heroína lá nem nada, desista. Fume até o cigarro começara a ficar quente, ou molhado, ou mole, ou todos os três, ou até chegar no final do papel fino do cigarro e começo do papel grosso do filtro.

6. Jogue cigarro na rua, no chão mesmo. Isso, na verdade, é só pra irritar os não-fumantes, e dar emprego pras formiguinhas da SLU, tadinhas! Além do que, se você seguir a regra 5, a formiguinha vai dar uns 15 tragos ainda no cigarro que você jogou fora! É até caridade jogar cigarro na rua, só tente evitar pilhas de folhas secas, poças de gasolina e mendigos deitados, para não provocar incêndios.

Cigarette Etiquette

Fumo desde 1995. Regularmente. Sem interrupções, tirando em Agosto de '97, quando fiquei muito gripado, e tive que segurar a onda e não acender um cigarro durante três dias... Além desse breve hiato, os últimos dez anos da minha vida foram uma enorme montanha de tocos de cigarro, acima de uma praia de cinzas, banhada por um mar de fluido de zippo, abaixo de um céu cheio de nuvens ligeiramente azuladas de fumaça de cigarro.

Vou terminar de escrever rápidamente, porque a polícia que fiscaliza metáforas, comparações e imagens visuais de terceira categoria já deve estar com a sirene ligada e pneus cantando, dobrando a esquina... enfim...

Tive altos (1 maço por dia) e baixos (meio maço por dia), mas sempre estive lá, firme e forte no Lucky Strike, exceto por um carnaval que precisou ser inteiro a base de Derby Suave, sobre o qual prefiro não comentar, aliás prefiro nem lembrar, aliás, talvez até apague essa última parte antes de publicar (ou talvez não). Enfim, sempre fumei, e sempre muito.

Até 4 meses atrás.

Claro que não parei de fumar, claro claro claro que não! Mas, por motivos de ordem financeira (3,50€/maço) tive que moderar meu consumo, que acabou caindo para algo em torno de 2-4 cigarros por dia, mais ou menos... Desde então, comecei a pensar muito (eu faço isso de vez em quando, esse lance de pensar, e às vezes acho que é bobagem, penso em parar de pensar, mas quando penso em parar de pensar estou pensando, então não posso parar de pensar, porque se parar de pensar não posso pensar em parar de pensar e pensar como vou fazer para parar de pensar e agora tô com um nó na cabeça, e vou deitar um pouco para espairecer, depois volto e termino esse texto).

Ok, como estava dizendo, comecei a pensar muito sobre o que é fumar, e qual o motivo pelo qual EU fumo. Cheguei a algumas conclusões, sobre cigarros, sobre o ato de fumar e sobre a vida em geral (mentira, é só sobre cigarro e fumar mesmo):

1. Fumar é MUITO bom. Muito bom mesmo. É verdade, e todos os não-fumantes fazendo carinha de nojo e franzindo a testa podem lamber meu cinzeiro agora e pararem de ler, porque este texto não é para vocês. Desejo a todos não-fumantes que adoram pedir para apagar o cigarro e explicar o tanto que faz mal fumar (ainda existem esses idiotas, os instrutores do anti-tabagismo, acredita?), desejo a todos esses uma morte vergonhosa, tipo morrer atropelado por um fumante que não estava prestando atenção na rua, por estar imerso no complexo processo de acender um cigarro no acendedor de cigarros do carro sem causar uma queimadura de terceiro grau no próprio queixo.

2. Fumar é bom porque te dá algo para fazer quando você não tem nada para fazer mas quer parecer que tem algo para fazer e só não quer fazer, porque você quer é fumar. Ficar encostado no balcão de um bar, sozinho, sem ninguém, e conseguir fingir que você QUERIA ficar encostado no balcão de um bar, sozinho, sem ninguém, é uma proeza para poucos, e nenhum desses poucos não fuma, porque é preciso fumar um cigarro encostado no balcão de... bom, deu pra entender, né?

3. Fumar é super Barulhento... um dos grandes prazeres de fumar é mostrar para o mundo que você é FODA! É aproveitar daquela atração proibida que as pessoas têm pela idéia de uso de drogas, sem o inconveniente de encher o braço de picadas, esvaziar sua conta no banco e, eventualmente, morrer de overdose em uma sarjeta imunda na parte mais imunda do bairro mais junkie de Londres (o que até tem um certo charme, mas pouquíssimo glamour ou sex-appeal).

Munido destas novas visões sobre a vida e o cigarro, vou fumar um cigarro agora, com muito mais gosto do que há apenas alguns minutos. Com licença, já volto.

Livin' La Vida Loca e meio atrapalhada das idéias

Esse post é uma conversa que tive no Messenger com uma amiga minha, (Gabriela **censurado**, estudante de **censurado** da **censurado**, **censurado** anos de idade, ex-funcionária do **censurado**... ela insistiu em ser identificada, mas não sei se ela queria dizer tão precisamente... enfim... se ela reclamar eu tiro os detalhes, né?)

Essa conversa aconteceu segunda-feira, 11:00 da manhã em Berlin (eu), 6:00 da manhã em Belo Horizonte (ela).

É um pouco longa, então quem não tiver saco é só não ler, só não quero Comment reclamando que é longo e entediante o post. Quer dizer, eu estou avisando AGORA, porra! É SÓ NÃO LER, entenderam? Mas quem quiser arriscar, EU achei engraçada a conversa, ok? Ah, e como meu messenger é em alemão, Gabriela said e Matias said vira Gabriela sagt e Matias sagt, ok?

Gabriela sagt: (11:13:21 Uhr)
Matias!!!!!!

matatas sagt: (11:13:29 Uhr)
meu deus, isso são horas??

Gabriela sagt: (11:13:32 Uhr)
nossa, que bom te encontrar aqui!

Gabriela sagt: (11:13:39 Uhr)
6

matatas sagt: (11:13:41 Uhr)
jesus

Gabriela sagt: (11:13:55 Uhr)
tipo, é uma longa historia

Gabriela sagt: (11:13:57 Uhr)
chamei uns amigo pra vir aqui em casa

Gabriela sagt: (11:14:09 Uhr)
bebemos bastante, **censurado**

Gabriela sagt: (11:14:18 Uhr)
nos divertimos, comemos bem

Gabriela sagt: (11:14:32 Uhr)
e as 5 e vinte, eles resolveram ir embora

Gabriela sagt: (11:14:43 Uhr)
eu fui leva-los lá fora

matatas sagt: (11:14:54 Uhr)
hahaha

Gabriela sagt: (11:14:55 Uhr)
o portao bateu, nesta hora

matatas sagt: (11:15:00 Uhr)
e agora tá sozinha e triste

Gabriela sagt: (11:15:00 Uhr)
fiquei presa do lado de fora

Gabriela sagt: (11:15:09 Uhr)
e os meus amigos já tinham ido

Gabriela sagt: (11:15:26 Uhr)
só, que eu moro em casa

Gabriela sagt: (11:15:32 Uhr)
e a porta estava aberta (da casa)

matatas sagt: (11:15:41 Uhr)
uhauhauhuhauhauha

Gabriela sagt: (11:15:48 Uhr)
comecei a tocar campainha, para o meu irmao acordar

matatas sagt: (11:15:55 Uhr)
que horror

Gabriela sagt: (11:16:08 Uhr)
só que eu toquei tantas vezes, que a campainha estragou

Gabriela sagt: (11:16:11 Uhr)
comecei a me desesperar

matatas sagt: (11:16:22 Uhr)
puta merda gabi

Gabriela sagt: (11:16:27 Uhr)
tentei pular o muro

matatas sagt: (11:16:28 Uhr)
que horror

Gabriela sagt: (11:16:33 Uhr)
não consegui

Gabriela sagt: (11:16:36 Uhr)
tentei de novo

matatas sagt: (11:16:38 Uhr)
e isso bebada e **censurado**

Gabriela sagt: (11:16:42 Uhr)
não consegui novamente

Gabriela sagt: (11:16:57 Uhr)
comecei a gritar o nome do meu

Gabriela sagt: (11:17:00 Uhr)
irmao

Gabriela sagt: (11:17:03 Uhr)
não adiantou

Gabriela sagt: (11:17:11 Uhr)
gritei mais

Gabriela sagt: (11:17:15 Uhr)
ainda nada

Gabriela sagt: (11:17:18 Uhr)
comecei a surrar o portão

Gabriela sagt: (11:17:33 Uhr)
tentei mais uma vez pular o muro

matatas sagt: (11:17:35 Uhr)
jesus

matatas sagt: (11:17:40 Uhr)
que epopéia

Gabriela sagt: (11:17:45 Uhr)
não consegui pela terceira vez (caso encerrado, nao tento mais, pensei)

Gabriela sagt: (11:18:03 Uhr)
continuei gritando por uns vinte minutos

Gabriela sagt: (11:18:11 Uhr)
o dia amanheceu

Gabriela sagt: (11:18:21 Uhr)
mais gritaria (e vergonha dos vizinhos)

matatas sagt: (11:18:26 Uhr)
jesus

Gabriela sagt: (11:18:34 Uhr)
até que o meu vizinho da frente

Gabriela sagt: (11:18:51 Uhr)
abriu a janela e perguntou se eu queria que ligasse aqui em casa

Gabriela sagt: (11:19:01 Uhr)
eu, com muito mais vergonha, respondi que sim

Gabriela sagt: (11:19:05 Uhr)
ele ligou

Gabriela sagt: (11:19:13 Uhr)
meu irmão não acordou

Gabriela sagt: (11:19:18 Uhr)
ligou de novo

Gabriela sagt: (11:19:20 Uhr)
nada

matatas sagt: (11:19:28 Uhr)
porra seu irmão é um bosta mesmo

Gabriela sagt: (11:19:39 Uhr)
da terceira vez (e eu pude ouvir a conversa)

Gabriela sagt: (11:20:04 Uhr)
o meu vizinho da frente falou: - Danilo, sua irma está presa na porta

Gabriela sagt: (11:20:12 Uhr)
e ele não sabia o nome do meu irmao antes

matatas sagt: (11:20:22 Uhr)
huhaahahahah

Gabriela sagt: (11:20:27 Uhr)
só aprendeu porque eu gritei muitas vezes

matatas sagt: (11:20:31 Uhr)
que papelão, hein gabi

matatas sagt: (11:20:32 Uhr)
AUHUHAUHAUHA

Gabriela sagt: (11:21:02 Uhr)
entao resolvi escrever isto no meu blog

Gabriela sagt: (11:21:05 Uhr)
agora

Gabriela sagt: (11:21:16 Uhr)
só que nao consigo lembrar a senha

Gabriela sagt: (11:21:19 Uhr)
nem o login

Gabriela sagt: (11:21:24 Uhr)
!!!

matatas sagt: (11:21:32 Uhr)
hehe

Gabriela sagt: (11:21:32 Uhr)
e estou ouvindo Rod Stweart

matatas sagt: (11:21:36 Uhr)
nossa

matatas sagt: (11:21:41 Uhr)
qual musica?

matatas sagt: (11:21:46 Uhr)
maggie may?

Gabriela sagt: (11:21:53 Uhr)
have I told you lately

matatas sagt: (11:21:53 Uhr)
ou algo assim?

matatas sagt: (11:21:57 Uhr)
meu jesus

Gabriela sagt: (11:22:02 Uhr)
hahahahaha

matatas sagt: (11:22:18 Uhr)
essa conversa vai ter maça-c maça-v pro bloco de notas

Gabriela sagt: (11:22:20 Uhr)
isto é alguem que vc escolheu para ser sua conhecida

matatas sagt: (11:22:29 Uhr)
credo, nem amiga?

matatas sagt: (11:22:33 Uhr)
"conhecida"

Gabriela sagt: (11:22:34 Uhr)
imagino que sim

matatas sagt: (11:23:19 Uhr)
mas não se preocupe, depois do momento minha meia-calça enlouquece trocadores de ônibus, eu já tinha entendido como a banda toca aí...

matatas sagt: (11:23:34 Uhr)
...então essa história me diverte mais que me assusta

Gabriela sagt: (11:23:43 Uhr)
sou até sua amiga né...

Gabriela sagt: (11:23:57 Uhr)
a mim também, mas na hora foi assustador

matatas sagt: (11:24:02 Uhr)
hahaha eu imagino

matatas sagt: (11:24:43 Uhr)
o porteiro do meu prédio tinha mania de levar os jornais pra porta de cada apartamento no domingo exatamente na hora que eu chegava em casa, e não tenho chave nem controle do portão nem nada

Gabriela sagt: (11:24:48 Uhr)
daí entrei no MSN pra entrar no meu e-mail. pra ver se tem algum e-mail guardado de quando eu fiz o blog

matatas sagt: (11:25:01 Uhr)
quantas vezes já estacionei na rua e pulei a grade...

matatas sagt: (11:25:06 Uhr)
qual o seu blog??

matatas sagt: (11:25:09 Uhr)
nunca entrei

matatas sagt: (11:25:12 Uhr)
nunca nem vi

Gabriela sagt: (11:25:16 Uhr)
mas grade é mais fácil de pular

Gabriela sagt: (11:25:29 Uhr)
www.**censurado**.blogspot.com

matatas sagt: (11:25:30 Uhr)
grade não, cerca

Gabriela sagt: (11:25:32 Uhr)
não é muito bom

matatas sagt: (11:25:47 Uhr)
nenhum é muito bom comparado com o meu

Gabriela sagt: (11:25:54 Uhr)
e poucas pessoas conhecem o link do meu blog

Gabriela sagt: (11:26:00 Uhr)
claro que não

Gabriela sagt: (11:26:25 Uhr)
mas no seu fotolog, o melhor comentario é o meu, sobre o relogio que projeta na parede

matatas sagt: (11:26:34 Uhr)
uhauhauhauha

matatas sagt: (11:26:37 Uhr)
foi mesmo

matatas sagt: (11:27:01 Uhr)
tirando meu tio que sugeriu que passasse a pomada chinesa pra cansaço na cabeça do pau, o seu foi o melhor

matatas sagt: (11:27:19 Uhr)
hahaha eu vi esse negócio da cerveja

Gabriela sagt: (11:27:20 Uhr)
este eu não li

matatas sagt: (11:27:26 Uhr)
as cervejarias estão super preocupados

matatas sagt: (11:27:29 Uhr)
preocupadas

matatas sagt: (11:27:36 Uhr)
que o povo tá consumindo menos cerveja

Gabriela sagt: (11:27:47 Uhr)
imagino que sim, é um assunto realmente preocupante

matatas sagt: (11:28:04 Uhr)
hahaah

Gabriela sagt: (11:28:10 Uhr)
eu sei...

Gabriela sagt: (11:28:25 Uhr)
eu ainda estou ouvindo Rod Stewart

Gabriela sagt: (11:28:42 Uhr)
o post da dentista é legal

Gabriela sagt: (11:28:44 Uhr)
os outros não

matatas sagt: (11:28:58 Uhr)
é bacana

matatas sagt: (11:29:03 Uhr)
depois leio o resto

matatas sagt: (11:29:27 Uhr)
para ser amigável, baixei umas duas musicas do rod stewart também

Gabriela sagt: (11:29:38 Uhr)
muito obrigada

matatas sagt: (11:29:56 Uhr)
iiiif you want my boooody aaaand you think i'm seeeeeexy coooome on sugar let me knoooow

Gabriela sagt: (11:29:58 Uhr)
quando estou discotecando, eu sempre digo: - Vamos lembrar do Matias

matatas sagt: (11:30:02 Uhr)
uhauauhaha

Gabriela sagt: (11:30:07 Uhr)
e coloco Teach me tiger

matatas sagt: (11:30:12 Uhr)


Gabriela sagt: (11:30:50 Uhr)
mas ainda não consegui lembrar a senha

Gabriela sagt: (11:31:06 Uhr)
na verdade, a senha eu sei (é sempre a mesma) não sei o login

matatas sagt: (11:31:23 Uhr)
putz que horror gabi

Gabriela sagt: (11:32:35 Uhr)
minha cerveja acabou, vou assistir um filme agora

matatas sagt: (11:32:42 Uhr)
uhahahaah

Gabriela sagt: (11:32:45 Uhr)
um pseudo-cult, baseado na vida da Sylvia Plath

matatas sagt: (11:32:49 Uhr)
putz gabi que horror

matatas sagt: (11:32:57 Uhr)
acho que vou colocar essa conversa no meu blog

Gabriela sagt: (11:32:59 Uhr)
pra ver se fico com sono

matatas sagt: (11:33:03 Uhr)
de tão deprimente

Gabriela sagt: (11:33:07 Uhr)
pode por

matatas sagt: (11:33:18 Uhr)
pode por?

Gabriela sagt: (11:33:22 Uhr)
eu concordo, vou colocar no meu também

Gabriela sagt: (11:33:23 Uhr)
claro

matatas sagt: (11:33:24 Uhr)
hehe

matatas sagt: (11:33:28 Uhr)
uhahuahah

Gabriela sagt: (11:33:35 Uhr)
dando os devidos créditos

matatas sagt: (11:33:38 Uhr)
claro

Gabriela sagt: (11:33:50 Uhr)
à minha patetica existencia

matatas sagt: (11:34:10 Uhr)
afinal, seria terrível se alguém não soubesse quem é a amiga que ficou tão bêbada e **censurado** que não lembrou que o portão bate e fecha

Gabriela sagt: (11:34:28 Uhr)
hahahahahahahahaha

Gabriela sagt: (11:34:35 Uhr)
esta é a parte menos engraçada

Gabriela sagt: (11:34:51 Uhr)
o legal é poder contar depois

Gabriela sagt: (11:34:51 Uhr)
omitindo alguns fatos

Gabriela sagt: (11:34:55 Uhr)
e aumentando outros

Gabriela sagt: (11:35:02 Uhr)
dramatizando mais

matatas sagt: (11:35:03 Uhr)
claro

matatas sagt: (11:35:11 Uhr)
mas eu tenho o registro real aqui

Gabriela sagt: (11:35:52 Uhr)
eu sei, de qualquer forma vou indo, ver Sylvia, com a Gwineth Paltrow (será que escrevi certo??)

Gabriela sagt: (11:35:57 Uhr)
pra ver se durmo

matatas sagt: (11:36:11 Uhr)
gwyneth

matatas sagt: (11:36:22 Uhr)
mas o resto tá certro

matatas sagt: (11:36:25 Uhr)
ops certo

matatas sagt: (11:36:31 Uhr)
ok boa noite para você

Gabriela sagt: (11:36:55 Uhr)
boa noite (o Rod continua cantando)

Gabriela sagt: (11:37:04 Uhr)
beijo

matatas sagt: (11:37:06 Uhr)
aqui também

matatas sagt: (11:37:09 Uhr)
bjo