Cigarette Etiquette II

Regras para um bom fumar

1. Fumar pouco. Fumar um maço por dia acendendo um cigarro no último restinho de brasa do anterior tem todo o charme, estilo e sofisticação de uma boneca inflável, e se bobear ainda aquela que é um travesti, que é das coisas mais horrendas do mundo, porque tem meio cara de homem, além, é claro, do pinto de borracha. Mas enfim, fumar muito está para a arte de fumar como devorar alguma coisa inidentificável que você achou no fundo da geladeira mas que ainda não está fendendo está para a arte de comer. Deu pra entender?

2. Não fume em locais proibidos, mas também não fume em locais expressamente permitidos. Fume nas zonas "cinzas"... Fumar na área de fumantes de qualquer lugar é muito comportadinho! Afinal de contas, você é ou não é um Fumante? No entanto, fumar em lugar proibido é meio chato, e quando alguém te pedir para apagar o cigarro, você vai ter que ceder, e não tem nada mais feio que fumante cedendo o direito de respirar a não fumante, fumante Barulhento não entrega os pontos nunca. Então, nas zonas "cinzas", indefinidas (halls de entrada, fila de banheiro, balcão de bar perto de área de não fumantes) você pode soltar um calmo, sorridente e esfumaçado não quando alguém lhe pedir para apagar o cigarro. Ah, o olhar de ódio das pessoas. Ah, o tanto que é Barulhento ser fumante.

3. Fume cigarro de verdade. Hollywood Menthol, Goudan Garam, cigarro de palha e aquela merda ridícula da folhinha de parreira ou sei lá o que enrolada nela mesmo que todos os hippies de Belo Horizonte fumaram uns anos atrás são piadas de mau gosto. Tenha dó, fumar cigarro com gosto de bala, de cravo, de bosta ou de nada, misericórdia. E, já que está fumando um cigarro de verdade, tem cigarros e cigarros:

4. Fume algo compatível com seu jeito de ser. Cada cigarro emite uma mensagem para o resto do mundo fumante, e é importante mandar a mensagem certa!

Cigarros Genéricos (Rodeio, Campeão, Ka, Té, Broaday, etc.)
bléééééargh!.

Derby
servente de pedreiro, faxineira, empregada doméstica.

Hollywood
mestre de obras, motorista de ônibus, estudante de sociologia.

Hollywood Paraguaio
motorista de caminhão, camelô, motorista de táxi.

Cigarros Esnobes (Dunhill, Gauloises, Yves Saint-Laurent, etc.)
perua cinquentona com 37 plásticas no currículo.

Cigarros Longos e Finos (Charm, Capri, etc.)
bicha velha

Free
classe média baixa

Marlboro Lights
clubberzinha que cresceu ou alternativo reformado, ambos entre 30 e 40 anos de idade

Carlton
playboys nojentos, patricinhas nojentas, e a Tereza, que não é nojenta e pode fazer o que ela quiser porque ela é foda e eu amo ela.

Marlboro
cowboy wanna-be, pessoinha alternativa, boy doidão

Lucky Strike White
pessoa bacana com princípo de enfisêma e ordens explícitas do médico para parar de fumar (ah mas vai parar de fumar sim)

Lucky Strike, o original
gente Barulhenta. Mesmo.

5. Fume até um ponto razoável no cigarro. Nada de fumar filtro, não tem heroína lá nem nada, desista. Fume até o cigarro começara a ficar quente, ou molhado, ou mole, ou todos os três, ou até chegar no final do papel fino do cigarro e começo do papel grosso do filtro.

6. Jogue cigarro na rua, no chão mesmo. Isso, na verdade, é só pra irritar os não-fumantes, e dar emprego pras formiguinhas da SLU, tadinhas! Além do que, se você seguir a regra 5, a formiguinha vai dar uns 15 tragos ainda no cigarro que você jogou fora! É até caridade jogar cigarro na rua, só tente evitar pilhas de folhas secas, poças de gasolina e mendigos deitados, para não provocar incêndios.

Nenhum comentário: